Portal Itnet

Senado aprova prioridade de matrícula para criança com deficiência na rede pública de ensino

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Senado aprova prioridade de matrícula para criança com deficiência na rede pública de ensino

O texto aprovado pelos senadores será votado na Câmara, pelos deputados.

Foto: Agência Senado

Os senadores aprovaram na última terça-feira, 17, o projeto que prevê que crianças e adolescentes com deficiência ou doenças raras tenham prioridade na matrícula em instituições da rede pública de ensino, como creches, pré-escolas e escolas.

O projeto inicial é da senadora paraibana Nilda Gondim, aprovado por unanimidade. Foram 75 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora o texto será votado na Câmara, pelos deputados.

“O Senado Federal dá um importante passo para tornar o Brasil um país mais igualitário e para entregar mais oportunidades de inclusão e de desenvolvimento para crianças e adolescentes com deficiência”, enfatizou a senadora.

O relator do projeto que foi aprovado, substituindo o de Nilda é o senador Romário (PL/RJ), que acrescentou também o fornecimento de material didático adaptado às necessidades desses estudantes, acolhendo emenda do senador sergipano Alessandro Vieira (Cidadania).

"A concorrência acirrada por matrículas pode deixar crianças e adolescentes com deficiência fora da escola e da creche, agravando-lhe o isolamento social e atrasando o desenvolvimento de suas potencialidades", afirmou Romário, ao enfatizar a importância da prioridade da matrícula para estes estudantes.

O projeto inclui também a previsão de prioridade na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Se o projeto virar lei (for aprovado na Câmara e sancionado pelo presidente), haverá prazo de 90 dias, a partir da sanção, para que as creches e escolas possam se adaptar à nova legislação.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você