Portal Itnet

133 anos de cidade: você sabe por que o itabaianense é chamado de Ceboleiro?

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
133 anos de cidade: você sabe por que o itabaianense é chamado de Ceboleiro?

Na semana que Itabaiana completa 133 anos de elevação de vila a cidade, o Portal Itnet traz algumas curiosidades sobre o coração de Sergipe!

Você com certeza já ouviu um itabaianense dizer que é ceboleiro com orgulho, e se você é itabaianense, certamente já disse essa frase. Mas você sabe de onde vem esse termo? Por que o itabaianense é chamado assim?

Em 2017 fomos em busca de uma resposta para isso e como estamos na semana que Itabaiana vai comemorar 133 anos de elevação de vila a cidade, vamos relembrar esta matéria?

CONFIRA:

Itabaiana é o berço de grande parte da produção agrícola de Sergipe, tem também a maior feira ao ar livre do estado; mas ao contrário do que muitos pensam, apesar da cebola ser um dos produtos mais produzidos e comercializados em Itabaiana, o termo “Ceboleiro”, atribuído ao itabaianense, não surgiu de fato por conta da produção da cebola, nem também é a cebola o produto mais produzido no município.

Isso vem de muito tempo, vem do século XX, e foi um apelido dado pelos moradores de Laranjeiras, maior potência do Estado na época, aos feirantes  itabaianenses que iam àquela cidade comercializar seus produtos.

Segundo o historiador José de Almeida Bispo, os laranjeirenses sentiam-se incomodados com o forte lado econômico dos serranos, que comiam apenas cebola e farinha nas refeições, para não gastar o suado dinheiro. Por isso apelidaram os itabaianenses de Ceboleiros.

A partir disso, essa fama se espalhou por toda parte, e Sergipe inteiro conhece Itabaiana como a terra da cebola e seu povo como ceboleiros.

Se pararmos um pouco, ao pensar no termo ceboleiro, logo vem a lembrança do trabalho para produzir a cebola, e isso remete a um povo trabalhador e de luta.  Mesmo sem saber de fato o significado do termo, por onde passam, os itabaianenses se orgulham de dizer, “eu sou ceboleiro”.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você