Portal Itnet

TSE confirma cassação da deputada estadual por Sergipe Diná Almeida

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
TSE confirma cassação da deputada estadual por Sergipe Diná Almeida

O Tribunal considerou que Diná e o marido, que em 2018 era prefeito de Tobias Barreto utilizaram a máquina municipal em favor da candidatura dela.

Foto: arquivo pessoal

Em sessão na última terça-feira, 21, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do mandato da deputada estadual por Sergipe Maria Valdiná Almeida (Podemos), conhecida como “Diná Almeida”. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já havia tomado a decisão anteriormente, que foi seguida pelo Superior.

A cassação se dá por abusos de poder econômico e político, visto que o Tribunal considerou que Diná e o seu marido, Diógenes Almeida, que em 2018 era prefeito de Tobias Barreto utilizaram a máquina municipal em favor da candidatura dela.

“Os ministros constataram, ainda, que a candidata teria recebido doações de fontes não identificadas, o que também teria afetado a igualdade na disputa eleitoral”, informou o TSE.

A decisão do TSE deixa o casal inelegível por oito anos (a partir de 2018) e determina também a anulação dos votos recebidos pela deputada em 2018 e a retotalização da votação proporcional para o cargo, com o imediato cumprimento da decisão pela Corte Regional.

ONDA AZUL:

Diná foi condenada por vincular a cor e o slogan de sua campanha à cor das ações realizadas pela Prefeitura de Tobias Barreto, comandada pelo seu marido, num movimento conhecido na localidade como “Onda Azul”.

Na ocasião, a Prefeitura teria prometido agilizar a distribuição de casas populares para a população mais carente de Tobias Barreto, por meio do programa "Minha Casa Minha Vida", o que teria angariado apoio à candidatura da esposa do prefeito.

A deputada e sua assessoria ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você