Portal Itnet

Pacientes com fibromialgia já podem emitir carteira de identificação em Sergipe

Para solicitar a carteira basta acessar o site do governo e informar os dados necessários.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Pacientes com fibromialgia já podem emitir carteira de identificação em Sergipe

Na última sexta, 10, o governo estadual lançou um link para solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (Cipfibro), representando a primeira vez que esse serviço é oferecido no Estado.

O principal objetivo é simplificar o acesso a direitos e benefícios específicos para aqueles que sofrem de fibromialgia. Essa condição crônica resulta em dor muscular generalizada, fadiga, distúrbios do sono e dificuldade de concentração. 

Indivíduos que enfrentam fibromialgia têm direito à prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, além de receberem assistência integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros benefícios assegurados às Pessoas com Deficiência (PcD).

Para fazer a solicitação, é possível acessar o site oficial do governo criado para esse fim. É preciso fornecer dados pessoais e anexar documentos como RG, laudo médico atualizado, CPF e uma foto 3x4 recente.

Depois de emitida, a identificação, impressa em papel moeda, pode ser retirada na Secretaria de Estado da Saúde, localizada em Aracaju, no bairro Ponto Novo, na Avenida Augusto Franco, número 3150.

O diagnóstico de fibromialgia não pode ser confirmado por exames laboratoriais ou de imagem, sendo essencialmente clínico. Os médicos analisam cuidadosamente o histórico do paciente, realizam exames físicos e outros procedimentos para descartar condições que possam apresentar sintomas semelhantes.

A doença é relativamente comum e, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, afeta cerca de 2,5% da população mundial, com uma maior incidência em mulheres do que em homens, sobretudo entre 30 a 50 anos de idade. A doença ainda não tem cura e suas causas não são totalmente esclarecidas.

 

foto: Ascom SES/SE

 

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você