Portal Itnet

Através de aplicativos, UFS de Lagarto tira dúvidas da população sobre o uso de medicamentos

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Através de aplicativos, UFS de Lagarto tira dúvidas da população sobre o uso de medicamentos

A iniciativa é do PPGCAS da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, através do Departamento de Farmácia.

Durante a pandemia de COVID-19, a Universidade Federal de Sergipe, encabeçou diversas iniciativas para o combate e controle da doença.

No Campus da UFS Lagarto, o Departamento de Farmácia promoveu a produção de álcool 70%, a testagem da população, ações de educação em saúde e a produção de informações sobre a doença através da Central de Informações sobre a COVID-19 (CI-COVID-19). Esta Central surgiu em março de 2020 com o intuito de esclarecer dúvidas, divulgar informações pertinentes sobre a pandemia e combater as fake news.

Após a produção de 5 podcasts, 4 boletins, 6 alertas e 329 solicitações da comunidade atendidas, em agosto de 2021, a CI-COVID-19 ampliou seu campo de ação e assim se transformou na Central de Informações sobre Medicamentos (CI-medicamentos).

A CI-medicamentos é mais um canal de comunicação do Centro de Informações Sobre Medicamentos da UFS - Lagarto (CIMUFS-LAG), utilizado para sanar dúvidas relacionadas a tudo que envolve a pandemia, combate à fake news em saúde e a promoção do uso racional de medicamentos.

Esta iniciativa foi liderada pelas professoras, Dra. Taís Cristina Unfer (DFAL-UFS) e Dra. Giselle de Carvalho Brito (DFAL-UFS/PPGCAS - UFS), em colaboração com outros docentes do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto, residentes farmacêuticos e alunos de diversos cursos da UFS-LAG.

Este serviço oferta, por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais (WhatsApp, Instagram e Twitter), informações sobre medicamentos, a forma correta de uso, efeitos adversos e riscos envolvidos, bem como benefícios esperados.

Essas informações podem ser dadas de forma proativa, ou seja, o solicitante envia sua dúvida e a equipe elabora a resposta e a envia. E de forma ativa, quando a equipe oferta as informações sem questionamento prévio.

Qualquer pessoa pode enviar sua dúvida sobre medicamentos, basta acessar este link para fazer parte do grupo no WhatsApp:(https://chat.whatsapp.com/DWq7AJrYFGnDHe2g4Ke9Rq). O contato também pode ser feito pelo Instagram (@cimufslag) ou através do email cimufslag@gmail.com.

*Essa matéria foi desenvolvida por integrantes do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da UFS de Lagarto, que semanalmente trará matérias sobre assuntos de interesse da população, aqui no Portal Itnet

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você