Portal Itnet

Projeto sergipano de tijolos sustentáveis à base de fibra de coco verde recebe reconhecimento nacional na Febrace

Meta é substituir o barro de casas de taipa pelo tijolo sustentável, que, segundo a pesquisa, é seis vezes mais resistente que o convencional.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Projeto sergipano de tijolos sustentáveis à base de fibra de coco verde recebe reconhecimento nacional na Febrace

Os alunos e professores do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, localizado em Umbaúba (SE), alcançaram um feito notável ao conquistarem o segundo lugar na categoria de engenharia da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo (SP), na última sexta-feira (20). O projeto em questão visa transformar a fibra de coco verde em tijolos sustentáveis, uma iniciativa com potencial para revolucionar a construção civil.

tijoloss.webp

Os tijolos sustentáveis desenvolvidos pelo grupo são compostos por fibra de coco, cimento e arenoso, e são produzidos utilizando uma prensa manual de madeira. Este novo material apresenta uma resistência seis vezes maior do que os tijolos convencionais feitos de argila, representando não apenas uma alternativa mais ecológica, mas também mais durável e eficiente.

tijolo.avif

O professor de biologia Alisson Souza expressou sua satisfação com o reconhecimento, destacando o potencial dos alunos das escolas públicas e a capacidade de Sergipe em produzir ciência. O projeto não apenas busca soluções sustentáveis para problemas locais, mas também tem o objetivo ambicioso de substituir o barro das casas de taipa por esses novos tijolos, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida das comunidades.

A inspiração para o projeto surgiu durante uma aula de química ministrada pelo professor Makel Bruno Oliveira, que abordou o tema da sustentabilidade. Os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) perceberam o problema do descarte irregular das cascas de coco em sua comunidade e decidiram agir. Com o apoio de seus professores, o projeto evoluiu e transcendeu as fronteiras da química, envolvendo disciplinas como biologia, física, engenharia, matemática, carpintaria, entre outras.

taipa.webp

A pesquisa e o desenvolvimento dos tijolos sustentáveis envolveram uma série de testes e experimentos para garantir sua qualidade e adequação aos padrões de construção. O grupo realizou oficinas para ensinar a comunidade local a produzir os tijolos, utilizando a prensa manual, que permite a fabricação de cerca de 16 tijolos por hora. O tempo de cura é de sete dias, após os quais os tijolos estão prontos para uso.

Os benefícios potenciais desse projeto são amplos e impactantes, incluindo a melhoria das condições de moradia, maior segurança e conforto para os residentes, além da redução do risco de doenças transmitidas por animais e insetos. Os alunos envolvidos no projeto, como Yan Kayk da Cruz Ferreira, expressaram sua determinação em mudar vidas e proporcionar um futuro mais sustentável e seguro para suas comunidades. Este projeto exemplifica o poder da educação e da inovação local na busca por soluções para desafios globais.

Fotos: Arquivo Pessoal

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você