Com novo decreto, apenas 13 MUNICÍPIOS estão com permissão para realizar eventos. Saiba quais

A capital sergipana ainda não tem 75% da população vacinada com a segunda dose e por isso, eventos de lazer coletivo estão proibidos a partir de hoje.

A partir de hoje, 08, passa a valer o novo decreto governamental, anunciado pelo Governo de Sergipe na semana passada, válido para este mês, até o carnaval.

A grande mudança é em relação aos eventos de lazer coletivo, como shows, festas e micaretas; além da redução no limite de público há a restrição para os municípios, em virtude da vacinação.

Os eventos somente podem ocorrer nos municípios sergipanos que estejam com pelo menos 75% da população vacinada com a segunda dose do imunizante contra o coronavírus.

No momento, conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apenas 13 MUNICÍPIOS ESTÃO COM 75% DA POPULAÇÃO IMUNIZADA COM A SEGUNDA DOSE.

São eles: Graccho Cardoso (79%), Aparecida, Cumbe e Moita Bonita (77%), Santa Rosa de Lima, Arauá, Muribeca, Macambira, (76%), Itabi, Amparo de São Francisco, Itabaiana, Areia Branca e Lourdes (75%).

Nossa Senhora da Glória e Capela estão com 74% e os municípios com o menor índice de aplicação da D2 são Poço Redondo e Tomar do Geru (57%). A capital Aracaju está com 73% da população vacinada com a segunda dose.

Em relação à redução de público nos eventos, o novo decreto tem duas fases. São elas:

De 08 a 21 de fevereiro:

Limite máximo de 2 mil pessoas em locais externos e 1mil, em lugares internos. Não poderão ocorrer eventos de lazer coletivo em cidades que não tenham completado 75% de aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus.

Eventos com mais de 200 pessoas (ambientes internos) e 300 (externos), somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose contra o coronavírus, ou que apresentem teste antígeno/RT-PCR de Covid-19 negativo feito com no máximo 48h de antecedência.

Os eventos que já tenham sido autorizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) serão reavaliados, conforme a nova resolução em vigor.

De 22 de fevereiro a 07 de março (período carnavalesco):

Limite máximo de 1 mil pessoas em locais externos e 300, em lugares internos. Não poderão ocorrer eventos de lazer coletivo em cidades que não tenham completado 75% de aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus.

Os eventos de lazer coletivo, com mais de 200 pessoas em ambientes internos e 300, em locais externos, somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose contra o coronavírus, ou que apresentem teste antígeno/RT-PCR de Covid-19 negativo feito com no máximo 48h de antecedência.

Em relação à autorização da SES, segue o mesmo do período anunciado no início desta matéria.