Governo Federal anuncia fim da emergência sanitária decorrente do coronavírus no país

O Brasil identificou a primeira contaminação no final de fevereiro de 2020 e a transmissão comunitária veio em março.

No último domingo, 17, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou o fim da emergência sanitária decorrente do coronavírus no Brasil. O pronunciamento foi feito através do sistema nacional de rádio e TV.

Conforme Queiroga, o fim da emergência é possível por conta da melhora do cenário epidemiológico, do avanço da vacinação e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Hoje, com o fortalecimento do SUS, com a maior campanha de vacinação da nossa história e com a melhora do cenário epidemiológico, temos condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional”, disse o Ministro.

Ele salientou ainda que a medida não é um anúncio do fim do coronavírus, visto que teremos que conviver com a existência do vírus, mas sim, a diminuição de casos, internações e mortes decorrentes da doença na população.

O Brasil identificou a primeira contaminação no final de fevereiro de 2020 e no dia 03 de fevereiro foi anunciada a emergência sanitária; a transmissão comunitária veio em março, quando também foi registrada a primeira morte.

Foto: TV Brasil