Portal Itnet

Mapeamento do Serviço Geológico do Brasil aponta 13 áreas de risco nos Cânions de Xingó

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Mapeamento do Serviço Geológico do Brasil aponta 13 áreas de risco nos Cânions de Xingó
O Serviço também apresentou à Defesa Civil, um relatório apontando sugestões para aumentar a segurança dos turistas.

O resultado do mapeamento feito pelo Serviço Geológico do Brasil, nos Cânions de Xingó foi encaminhado ao Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec). 13 áreas de risco foram identificadas pelo Serviço.

“Das 19 áreas vistoriadas, 13 apresentam risco de desplacamento de rocha e rolamento de pedras. Entretanto, já existe uma orientação aos responsáveis pelas embarcações turísticas que frequentam o local para não se aproximar dos paredões, o que dirime em 95% o risco para os frequentadores da região”, explicou o diretor da Defesa Civil do Estado, Tenente-coronel Luciano Queiroz.

O diretor disse também que já foram colocadas boias no local para delimitar as áreas que não podem ser visitadas, e que “a Marinha do Brasil vai determinar os locais de paradas das embarcações turísticas para eliminar totalmente qualquer risco para os frequentadores”.

O resultado do mapeamento foi apresentado numa reunião, que contou com representantes da Defesa Civil de Sergipe e Alagoas, prefeituras de municípios por onde os cânions passam, entre eles, Canindé de São Francisco, membros da Chesf, Marinha do Brasil, ICMBIO, entre outros órgãos.

O mapeamento realizado é uma espécie de medida preventiva, após o desastre ocorrido no mês de janeiro, no município de Capitólio, em Minas Gerais.

A Defesa Civil informou que além das medidas já anunciadas acima, “uma parceria público-privada contratará geólogos para que os cânions sejam monitorados regularmente, e que a análise do estudo traz orientações para as providências que já estão sendo tomadas para garantir a segurança nas áreas, com embasamentos para aumentar ainda mais a segurança na região”.

Foto: Depec

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você