Seis pessoas são presas em operação de combate ao furto de fios de cobre em Lagarto

Furtos prejudicam as empresas e afetam milhares de pessoas com interrupção de serviços como o de distribuição de água.

Nesta sexta-feira, 29, a Polícia Civil deflagrou uma operação que visa combater furtos de fios de cobre no município de Lagarto.

A operação teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra envolvidos com os furtos dos fios. A ação policial resultou em seis prisões e no cumprimento de cinco decisões judiciais de busca e apreensão.

Um dos últimos crimes praticados ocorreu em março deste ano, na estação elevatória do sistema Sertaneja da Deso. Com os furtos dos cabos, cerca de 30 municípios tiveram o abastecimento de água afetado.

O delegado Matheus Cardillo explicou que a investigação foi iniciada a partir de comunicações feitas pela população e também pela Deso.

“A investigação tinha como finalidade apurar os crimes que estavam ocorrendo aqui na cidade que se destinavam a subtração de fios e cabos elétricos. Diversas pessoas buscaram a delegacia e uma das vítimas é a Deso”, detalhou. 

Matheus Cardillo ressaltou que o prejuízo decorrente dessa prática criminosa impacta diretamente no dia a dia da população.

“Esses crimes geram um grande desconforto social, pois na medida que os criminosos subtraíram esse material, observamos o desabastecimento de água no município e em cidades vizinhas”, acrescentou.

Conforme o delegado, os autores dos crimes já possuíam passagem criminal pela prática de outros delitos.

“Observamos na investigação que os autores são investigados por roubos que ocorreram na cidade e também já responderam por esses crimes”, informou complementando que uma vítima teve prejuízo de R$ 50 mil.

Fonte e foto: SSP/SE