Portal Itnet

Alerta Global: Mosquitos Aedes elevam risco de doenças infecciosas

Nos três primeiros meses do ano, Itabaiana teve apenas três casos de dengue confirmados e 1 de chikungunya.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Alerta Global: Mosquitos Aedes elevam risco de doenças infecciosas

Foi emitido um alerta global, na última quarta, 17,  sobre o aumento do risco de infecções transmitidas pelos mosquitos do tipo Aedes, incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, responsáveis pela propagação de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Fatores climáticos como o aumento das chuvas e da umidade também contribuem para a proliferação do mosquito e a expansão dessas doenças, alertando para a necessidade de medidas preventivas e de controle mais eficazes.

A coordenadora da vigilância epidemiológica de Itabaiana, Mislane Silva, compartilha que o município está implementando diversas iniciativas para combater a propagação do mosquito. Ela menciona que foram conduzidas palestras em escolas e empresas para conscientizar a população, além do trabalho realizado pelos agentes de endemias.

 "De janeiro até a última quarta, 17 de abril, apenas três casos de dengue foram confirmados (atualmente, cinco casos estão sob investigação), juntamente com um caso confirmado de Chikungunya no município", afirma a coordenadora.  Mislane ainda pontuou que ‘embora esses números demonstrem a eficácia das medidas adotadas, o trabalho na prevenção por parte de todos deve ser permanente’.

Durante uma videoconferência na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, Diana Rojas Alvarez, líder da equipe sobre arbovírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou que quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo correm o risco de contrair essas doenças nos próximos anos. Ela atribuiu o aumento dos casos principalmente à aceleração do aquecimento global e à adaptação do Aedes a grandes altitudes.

 

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você