Portal Itnet

TSE afasta cassação do deputado federal Bosco Costa, por falta de provas

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
TSE afasta cassação do deputado federal Bosco Costa, por falta de provas
O processo envolve denúncia de abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na última terça-feira, 03, afastar a cassação do deputado federal por Sergipe, Bosco Costa (PL), por falta de provas. O processo envolve denúncia de abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.

“Contudo, foram mantidos, o caráter protelatório dos segundos embargos de declaração apresentados pelo político e pelo Partido Liberal (PL), bem como a multa imposta pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) no valor de dois salários mínimos”, informou o TSE.

Conforme a denúncia, na eleição de 2018, a prestação de contas de Bosco Costa mostrou a extrapolação do limite de gastos com locação de veículos de quase 25% do total de gastos de seus gastos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), primeiro a julgar o caso entendeu que “a locação dos veículos envolveu contratos com pessoas físicas que não eram as reais proprietárias dos bens para mascarar gastos que não foram contabilizados, visando burlar a legislação eleitoral”.

No TSE, o ministro Sérgio Banhos disse que não há provas suficientes e que para ser reconhecida, neste caso, a prática de abuso eleitoral era preciso uma prova mais robusta, forte, e isso não consta no acórdão do TRE.

“A decisão não pode estar ancorada em conjectura, suposições, sob a pena de auferir a capacidade eleitoral passiva”, afirmou o ministro do TSE.

Com a decisão do TSE, Bosco Costa não será cassado e poderá participar da eleição deste ano.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você