Portal Itnet

Segundo o TSE, número de eleitores com 16 e 17 anos cresce após duas décadas em queda

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Segundo o TSE, número de eleitores com 16 e 17 anos cresce após duas décadas em queda

Desde a última eleição, em 2018, até este ano, o aumento foi de quase 1 milhão.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de adolescentes de 16 e 17 anos – que estão aptos a votar – voltou a crescer este ano após duas décadas em queda. A última vez que esse tipo de aumento tinha sido registrado foi em 2002.

Em 2018, mais de 1,4 milhão de jovens com menos de 18 anos tinham tirado seu título de eleitor. Atualmente, em 2022, o número subiu para 2,1 milhões, segundo a Justiça Eleitoral.

Para o cientista político e diretor geral do Movimento Voto Consciente, Humberto Dantas, o principal motivo para o crescimento de eleitores jovens deste ano foi a linguagem utilizada pela Justiça Federal. Isso foi possível graças ao maior engajamento nas redes sociais e influência daqueles que trabalham com a internet.

"A campanha foi mais assertiva, foi mais capaz de dialogar de forma clara com determinado público, da forma como esse público gosta de se comunicar”, afirmou.

Conforme o cientista, os artistas e influencers têm, hoje em dia, muito mais autonomia para falar sobre os mais diversos temas.

“A gente não está mais num mundo em que esse tipo de fala só ganha força ou só reverbera quando os grandes produtores das grandes emissoras aceitam falar desse assunto. Hoje as pessoas têm absoluta autonomia para falar de tudo que quiserem. A Anittaposta qualquer coisa na sua rede social e isso reverbera de forma significativa", explicou.

De acordo com dados do TSE, o aumento no número de eleitores com menos de 18 anos ganhou mais força em março deste ano. Ainda, o crescimento pode ter sido ligado com a data final para tirar o documento (4 de maio).

Foto: TRE/MS

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você