Portal Itnet

Censo 2022 inicia visitas nesta segunda. Pesquisa é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Censo 2022 inicia visitas nesta segunda. Pesquisa é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas

A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e deveria ter sido realizada pela última vez em 2020. Por conta da pandemia de Covid-19, o Censo foi adiado. Já em 2021, foi adiado novamente por falta de orçamento.

Nesta segunda-feira, 01, começa a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão cerca de 183 mil recenseadores visitando 5.570 domicílios do país.

A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e deveria ter sido realizada pela última vez em 2020. Por conta da pandemia de Covid-19, o Censo foi adiado. Já em 2021, foi adiado novamente por falta de orçamento. Este ano, após a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou R$ 2,3 bilhões para a realização da operação censitária.

De acordo com o IBGE, o Censo serve para “saber exatamente qual o tamanho da população, tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando suas principais caraterísticas socioeconômicas, incluindo idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda e saneamento básico dos domicílios”.

Por isso, a pesquisa é essencial para a definição de políticas públicas e realização de investimentos públicos e privados. Até o início de novembro, os recenseadores visitarão todos os domicílios do país, incluindo aldeias indígenas. Além disso, pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas serão contabilizados.

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados no final deste ano, segundo o IBGE. Já outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados em 2023 e 2024.

O diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner, afirma que a pesquisa representa a integração entre a informação estatística e geográfica. “É só no Censo que a gente consegue fazer a articulação de três escalas de características: do entorno onde os domicílios estão localizados, dos domicílios em si e das pessoas que vivem nesses domicílios. Então, essa é a única pesquisa em que a gente consegue mostrar a diversidade de situações que existem nas cidades e ter um cenário muito mais completo e integrado do território brasileiro e sua população”, disse.

O Censo 2022 conta com dois tipos de questionário. O básico leva cinco minutos para ser respondido e tem 26 quesitos (identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade). Enquanto isso, o ampliado demora cerca de 16 minutos e contém 77 perguntas (além do questionário básico, tem, também, trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo).

Foto: RPC

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você