Portal Itnet

Ministro do TSE ordena que YouTube remova vídeo em que Lula chama Bolsonaro de genocida

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Ministro do TSE ordena que YouTube remova vídeo em que Lula chama Bolsonaro de genocida

No vídeo, vinculado na plataforma YouTube, Lula fala que “o genocida acabou com o Minha Casa Minha Vida e prometeu Casa Verde e Amarela. Eu quero dizer para ele que vocês vão ganhar essas eleições para mim, e que nós vamos voltar”.

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, nesta quarta-feira (10), a remoção do vídeo – localizado na plataforma YouTube – que contém um discurso no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chama o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “genocida”. 

A ordem de remoção atinge sete transmissões e retransmissões do discurso, incluindo a que foi publicada por canais do PT e por alguns veículos de imprensa. A decisão liminar provisória atende a um pedido do PL. Araújo ordenou que o YouTube remova os vídeos com o discurso dentro de 24 horas após a notificação.

Na ação, o PL destacou o trecho em que Lula fala, sem citar Bolsonaro, que “o genocida acabou com o Minha Casa Minha Vida e prometeu Casa Verde e Amarela. Eu quero dizer para ele que vocês vão ganhar essas eleições para mim, e que nós vamos voltar”.

O ministro escreveu que a manifestação de Lula deve ser removida por poder ter configurado "o ilícito propaganda eleitoral extemporânea negativa, por ofensa à honra e à imagem de outro pré-candidato ao cargo de presidente da República".

Na decisão, Raul Araújo também enfatizou que os pré-candidatos devem orientar suas condutas de forma a evitar discursos de ódio e discriminatório, bem como a propagação de mensagens falsas ou que possam caracterizar calúnia, injúria ou difamação. Araújo ressaltou que o discurso somente poderá ser republicado se o trecho questionado pelo PL for cortado.

Agência Brasil

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você