Saúde Legal

Primeira etapa da vacinação contra pólio acontece neste sábado (12) em todo o país.

Segunda dose será aplicada em 14 de agosto.
por Saúde Legal
11/06/2010 22:28h

Da redação UOL.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite será realizada neste sábado (12) e a segunda dose será aplicada em 14 de agosto. Nesta primeira fase, a meta é imunizar 14,6 milhões de crianças, o que representa 95% dos menores de cinco anos. Em diversos municípios, também será aplicada a vacina contra a gripe suína, ou influenza A (H1N1).

Em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a imunização mobilizará 115 mil postos, envolvendo aproximadamente 350 mil pessoas em todo o país.

Para estimular a vacinação, o Ministério da Saúde lançou uma campanha em clima de Copa do Mundo. O slogan é "Vacinou, é gol", com o Zé Gotinha em campo com o uniforme da seleção. O ministro da Saúde José Gomes Temporão também fez um pronunciamento em rede nacional na noite desta sexta-feira (11) para alertar sobre a importância da vacina.

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo