Opinião

Canindé terá o Aeroporto, que foi sonhado na década de 60 na cidade de Itabaiana.

Primeiro Aeroporto do interior do estado acontecerá em Canindé do São Francisco.
por Redação do Portal Itnet
25/02/2013 08:40h

Nos anos 60, Euclides Paes Mendonça, líder denominado pelo cientista político Ibarê Dantas de Coronel, político que governou o processo de urbanização da cidade de Itabaiana nas décadas de 50 e 60, tinha um grande sonho de trazer um aeroporto para o município serrano.

Sendo sem dúvida um dos fatores de maior importância no processo de desenvolvimento social, o aeroporto traria o turismo e a importância que o município necessitaria naquele momento para aparecer no cenário federal.

Na tentativa de impor a necessidade, um campo de pouso foi criado na cidade, no local onde hoje foi construído o Bairro Miguel Teles de Mendonça, mais conhecido por Bairro da Torre, ou Lata Velha, como falavam os antigos moradores.

Nenhuma dessas ações foram concretizadas, Euclides não conseguiu apoio federal, e o campo de aviação ficou no tempo. Cinquenta anos depois, com um projeto turístico desenvolvido, a cidade de Canindé do São Francisco, rica pelo poder dos royalties da hidroelétrica, já anunciou o primeiro aeroporto do interior do estado. A região que será construída a pista, já sonha com o progresso e pensa em sobrevida com a chegada do desenvolvimento.

O sertão tão sofrido merece muito mais que um belo aeroporto, merece uma distribuição de água, já que a região é próxima do maior canal de irrigação do país, o próprio Rio São Francisco, e sofre a falta d'agua.

Mas, uma coisa fica na cabeça dos itabaianense, como seria a cidade serrana se tivéssemos um aeroporto, se tivéssemos construído um projeto turístico, se tivéssemos sido ousados...

Jamyson Machado

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo