Opinião

Eleições de 2014: Amorim? João? Jackson? Valadares?

Quem é quem na corrida eleitoral para o governo.
por Redação do Portal Itnet
01/03/2013 09:19h

As eleições de 2014 já começaram, minto, na verdade já haviam começado em 2012, mas cena final só acontecerá em outubro. De olho no governo, alguns grupos se aproximam, e se dividem todo o tempo, por isso escreverei hoje sobre a possibilidade de cada um dos quatro grandes nomes serem candidatos, ou não ao governo.

Vamos começar pelo Senador Eduardo Amorim, depois da vitória consolidada na campanha do Senado, o nome ganhou força no estado, vários grupos estão convergindo nessa direção, porém, existe à sua sombra, o nome de João Alves Filho, que tem divido opiniões nos apoios políticos.

O outro nome bastante badalado é o do atual vice-governador Jackson Barreto (PMDB). Esse tem a vantagem de assumir o governo, caso Marcelo Déda venha a disputar uma cadeira no Senado Federal. Com a máquina na mão, Jackson pode fazer um estrago, mas desgastado pelos anos, o ex- prefeito de Aracaju já foi bastante testado, podendo não ser um nome de consenso dentro do agrupamento.

João Alves Filho (DEM), esse tem nome e tem peso, cresceu muito nas eleições de 2012, quando venceu de forma esmagadora a prefeitura de Aracaju, porém, nas eleições de 2014 terá apenas dois anos de mandato, o que pode não ser tempo suficiente para articular uma campanha estadual. Outro fator decisivo será o apoio à candidatura presidencial, caso seja Aécio Neves (PSDB) o candidato de consenso, João deverá apoiar sua candidatura, nesse caso, e verticalizar a corrida ao governo de Sergipe.

Valadares (PSB) corre por fora, mas está mais dentro do que nunca, tem no seu partido um dos mais fortes nomes da política brasileira, o Governador de Recife Eduardo Campus. Que também tem o nome bem cotado para a corrida presidencial. Caso o homem saia candidato, dificilmente Valadares não deverá sugerir sua candidatura, para provocar um segundo turno, e ganhar o apoio do PT na reta final.

Esses são os prováveis nomes, durante os próximos dias vamos mostrar as cartas do baralho cada vez mais claras.

Jamyson Machado

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo