Opinião

Itabaiana precisa voltar a ter transporte coletivo, cidade cresceu e o serviço sumiu.

Desde o início dos anos 90, que Itabaiana está sem transporte coletivo.
por Redação do Portal Itnet
04/03/2013 08:42h

O tempo passou, a cidade cresceu, mas as estruturas urbanas parecem ter encolhido. Nos anos 80, com o crescimento do Bairro da Torre, do Luís Conceição, do Conjunto Euclides Paes Mendonça, a cidade de Itabaiana iniciou sua rede de transporte coletivo. Naquela época, a empresa Vale da Serra possuía veículos circulando nossa cidade, e transportando a população.

Vinte anos depois, com os grandes bairros criados, a cidade perdeu a alternativa dos transportes coletivos. Bairros como Queimadas, Riacho Doce, Pica pau, o crescimento da região do Luís Conceição e adjacências, Marianga, e vários outros locais, são atendidos apenas pelos heróis mototaxistas, que arriscam suas vidas passando por estradas desertas até altas horas da noite.

Mesmo o mototáxi realizando esse desempenho de forma substancial, algumas faixas etárias sofrem com a dificuldade de se locomover. Por exemplo, os idosos, as crianças, mulheres com filhos de colo, doentes e portadores de deficiências físicas. Esses são os principais prejudicados pela falta do transporte coletivo no município, além da sobrecarga de veículos urbanos, do crescimento da dificuldade de locomoção, e vários outros fatores que justificam a necessidade de uma nova etapa nessa forma de transporte.

Sem contar que isso também pode ser um grande negócio adormecido, que fará o dinheiro circular em nossa cidade.

Então antes que alguma empresa de fora venha se instalar em nossa cidade, antes que alguma grande empresa abrace essa ideia, que tal iniciar o projeto agora, que seja feito com Van, que seja feito com microônibus, algo que venha a conceder um bom negócio, porque não adianta tudo isso se o serviço oferecer prejuízo.

Jamyson Machado - Cidadão.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo