Opinião

Elogios, críticas e sugestões para a reforma da praça João Pessoa

Pouco espaço para criança e para idoso, muito espaço para comércio.
por Redação do Portal Itnet
29/05/2013 10:06h

Que a cidade tem que se modernizar, ninguém tenha dúvida. Que as cidades devem se preparar para um colapso urbano provocado pelo excesso de veículos, ninguém também tem dúvidas. Ou seja, todas as medidas preventivas devem ser tomadas para amenizarem o estrago que serão causados pelos congestionamentos urbanos.

Ter criado estacionamentos, foi uma ideia fantástica. Existe mesmo essa necessidade, já que a nossa cidade vive do fluxo de pessoas que visitam o comércio. Porém, é preciso pensar em grau de importância: quem é mais importante, uma criança ou um veículo?

Em grau de sugestão acho que ainda pode se ter tempo de incluir na praça um pequeno parque infantil, para que haja espaço para diversão e espante as coisas ruins, já que criança traz bons fluídos para qualquer lugar. Todas os dias, diversas crianças da região frequentam aquela praça para brincarem no fim da tarde, pena que não há local apropriado.

Também precisamos pensar na terceira idade. Por que não uma plena área de exercícios físicos para os idosos ao ar livre? Isso é a nova onda nas praças dos grandes centros urbanos. Já que podemos ter tantos quiosques e tantos bares na praça, por que não lugares específicos para uma classe tão desprivilegiada?

Minha crítica construtiva vai para o cuidado com o tamanho das calçadas. É preciso saber se a diminuição para o estacionamento não atrapalhará o trânsito de pedestres nas bordas da praça.

Sobre a questão das árvores, há alguns anos fora feito um crime ecológico em nossa cidade. Foram retiradas todas as árvores de grandes copas, que ofereciam sombras na região e formava um ecossistema de cigarras e pássaros, para serem plantados Ficus, o que deixou a praça sem grandes sombras e perdeu o acolhimento. Talvez a nova reforma pense em árvores de grandes copas, não sou um grande conhecedor, mas o Ipê é uma árvore linda da nossa região, ou até fruteiras, como jaqueira, mangueira, que são árvores lindas e ainda dão frutos.

Espero que toda esse debate público venha para acrescentar, para que no futuro não estejamos consertando os erros do passado.Jamyson Machado - Cidadão.

Foto ilustrativa.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo