Opinião

Globo utiliza a quinta sinfonia de Mahler para legitimar o amor de Félix na novela. Veja o beijo

A mesma música foi utilizada por Luchino Visconti em Morte em Veneza.
por Redação do Portal Itnet
01/02/2014 07:13h

Um dos mais belos adágios da música erudita foi utilizado como referência, da novela da globo, no tão esperado momento do beijo entre Félix e Niko. A tão moralista rede Globo, que durante anos posou de detentora da moral e dos bons costumes, atrelada a um governo militar, que deu e recebeu sustentabilidade a essa emissora, virou uma página na sua história.

O beijo de ontem, no final da novela, não foi um simples beijo, seria a legitimação de um novo conjunto moral da sociedade, um conceito que havia se perdido no tempo quando a ética assumiu a moral cristã como normas obrigatórias nas sociedades, rompendo um costume que historicamente compreendia as sociedades europeias nos impérios clássicos.

Entender essa nova ética com esse novos conceitos morais são essenciais para uma sobrevivência soberana, porém, muito complicada de conceber, já que rompe barreiras históricas milenar e com certeza será motivo de abnegação, chacota, ou discriminação por vários e vários anos. No entanto, a espécie humana, tem o seu livre arbítrio, e assim vai formando ou destruindo o seu mundo, apoiando a natureza e suas criaturas, e subjugando tudo que pode dominar, para desta forma construir o seu conceito do bem e do mal.

A Globo ontem, 31, na novela "Amor a vida", legitimou esse conceito, utilizando a quinta sinfonia de Mahler, a mesma usada por Luchino Visconti, em "Morte em Veneza", quando um homem de meia idade se apaixona por uma garoto no início da puberdade, durante a epidemia de cólera em Veneza no final do século 19. Esse beijo não foi por acaso, e com certeza foi muito discutido nos bastidores da empresa.

Mas, o que são bons costumes? Quais são as dores do mundo? Somos mesmos demasiadamente humanos? Esse é um novo milênio e muito ainda esta por vir.

Jamyson Machado - Cientista Social.Click e assista a cena.

Félix e Niko vivem um grande amor (Foto: Amor à Vida/TV Globo)

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo