Veículos

Adiada exigência do extintor tipo ABC para carros por um prazo de 90 dias

Suspensão se em virtude da ausência de equipamento para comercialização no mercado
por Redação do Portal Itnet
06/01/2015 07:34h
Atualizado em 06/01/2015 11:42h

Por Iane Gois/Itnet

Mediante consenso com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na última segunda-feira, 05, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, determinou o adiamento por 90 dias da obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio veicular com carga ABC.

A prorrogação se deu em virtude da reclamação de condutores pela falta do equipamento para comercialização no mercado, vez que a exigência aumentou a procura fazendo com que acabassem os estoques das lojas.

Em substituição ao o antigo extintor, conhecido como BC - o novo modelo tem múltipla atuação sobre o incêndio, isolando materiais combustíveis, além de combater líquidos inflamáveis e fogo nos equipamentos elétricos, tendo duração de cinco anos, diferentemente do antigo com apenas um ano de validade.

O aparelho de segurança deve ser usado em automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada, sob pena de multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira em face do descumprimento.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo