Opinião

Pai, o verdadeiro aluno, do universo filho. Você é nota 10.

Parabéns aos pais, por serem os melhores alunos, na trajetória dos seus filhos.
por Redação do Portal Itnet
09/08/2015 07:27h
Atualizado em 09/08/2015 08:52h

Ser pai não é ensinar: depois de seis anos como pai descobrir que ser pai é o maior de todos os aprendizados, temos que entender tantas coisas e passar a viver com elas, que definitivamente somos grandes alunos.

Temos que aprender a ter paciência exagerada, porque lidamos com um ser que acabou de chegar no mundo, não conhece as mazelas por ele produzido, não conhece ambições, a maldade, nem a ganancia, por isso percebemos que elas estão indefesas, e somos nós que temos o dever de aprender a entendê-las em suas defesas.

Temos que aprender a quantidade de dar e receber, pois como pai queríamos que nossos filhos tivessem tudo, trabalhamos muito para isso, mas, no caminho aprendemos que tudo é muito, nada é doloroso, lutamos para encontrar o caminho do meio, essa lição é uma das mais difíceis.

Temos que aprender o valor da educação para os nossos filhos, porque na idade deles não éramos tão assim crentes nessa realidade, agora percebemos o quanto sofremos por não ter entendido mais cedo, porém, como pai temos que aprender para poder ensinar, temos que viver para podermos confirmar.

Como pai aprendi diversas coisas, me sinto mais aluno do que professor, aprendi que a dor ensina, e é nossa amiga e que sem ela morreríamos sem saber que estávamos doente, porém, ver a dor do nosso filho é uma ferramenta que a natureza não nos preparou.

Aprendemos até que o dente de leite cai, mas que para ele cair precisa da nossa forcinha, mesmo que nesse momento nossos filhos digam que nunca mais nos amará, porque fomos cruéis, e arrancamos um dente a força, sempre será assim, ou seja, na vida sempre arrancaremos um dente a força do nosso filho, mas não estávamos preparados para isso.

Então pai, você é sem dúvida o melhor aluno, sua nota será sempre 10, porque você tentou sempre acertar, cruel ou molenga, sua missão era aprender com seu filho e ensinar o caminho do mundo. Você sempre será nota 10.

Jamyson Machado, aluno e pai.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo