Veículos

Extintor em automóveis deixa de ser obrigatório a partir de hoje

Para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, contudo, permance a obrigatoriedade.
por Redação do Portal Itnet
18/09/2015 10:11h

Por Iane Gois

Após adiar por três vezes o prazo para troca dos extintores veiculares pelo tipo ABC para carros, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu pela não obrigatoriedade do equipamento de segurança e, a partir de hoje, mediante publicação no Diário Oficial da União, a ausência do extintor não será mais considerada infração passível de multa.

De acordo com o órgão, a resolução tem por base o fato de os carros atuais possuírem tecnologia com maior segurança contra incêndio, assim como os riscos diretos aos motoristas que, por despreparo, poderiam passar por situações de perigo mediante uso do extintor.

Contudo, o Contran alerta que diante da opção por parte do condutor de ter no automóvel o aparelho, este deve ser do tipo ABC a partir de 1º de outubro. Outra observação é que permanece a exigência do item de segurança em caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo