Saúde e Ciência

Campanha Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
por Redação do Portal Itnet
01/11/2015 12:39h
Atualizado em 01/11/2015 12:47h

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Assim como acontece no caso do Outubro Rosa (em que edifícios ficam iluminados com cor de rosa), durante o Novembro Azul, monumento e edifícios relevantes são iluminados com a cor azul. Alguns exemplos são o Cristo Redentor e o Congresso Nacional.

De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens.

A forma mais eficiente de diagnosticar o câncer de próstata ainda é o exame de toque retal. A recomendação da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) é realizá-lo a partir de 40 anos. Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, o câncer de próstata não causa sintomas. Já na fase avançada, o paciente pode sentir vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo