Tecnologia

Quer sair do Facebook? Conheça 11 redes sociais para \'mudar de vida\'

A lista tem diversas opções, entre elas uma rede voltada para estudantes, o clone do antigo Orkut, o “Facebook religioso” e até mesmo uma plataforma que paga para os usuários publicarem.
por Redação do Portal Itnet
31/12/2015 14:40h

1) Ello

Ello é uma rede social criada por um pequeno grupo de artistas e designers inicialmente para uso privado e que, depois, foi aberta para o público. A plataforma está disponível na web e também em um aplicativo para dispositivos com iOS. Além de ser gratuita, um de seus destaques é ser livre de anúncios. Ello, aliás, se diz "anti-Facebook" e faz um manifesto contra esse tipo de uso das plataformas.

2) Hello

Hello é uma rede social do mesmo criador do Orkut (Orkut Buyukkokten), que encerrou suas atividades em 2014. A plataforma pretende resgatar as comunidades, com objetivo de criar interação entre pessoas com os mesmos interesses. A novidade ainda está em desenvolvimento e sem data definida para lançamento. Para receber um convite e ser um dos primeiros a fazer parte da rede social, basta inserir seu e-mail e informações como nome e país no site oficial. Saudades do Orkut, recupere fotos.

3) Diaspora

Diaspora é um conjunto de redes sociais federadas, com dados descentralizados e distribuídos por provedores distintos, como a Diaspora Brasil. Cada usuário fica hospedado em um provedor, mas pode se comunicar com perfis hospedados em provedores diferentes, funcionando como um e-mail. A plataforma também permite compartilhar mensagens em outras redes sociais como Twitter e Facebook.

4) Novo MySpace

O Myspace, rede social que fez muito sucesso no início dos anos 2000, até perder espaço para o Facebook, passou por uma reformulação nos últimos anos, ganhando novas funcionalidades. Entre as ferramentas, surgiram características voltadas para interações musicais, na tentativa de trazer usuários de volta e conquistar novos. Com o MySpace, você tem acesso à rádios, músicas, vídeos e mais.

5) Tumblr

conheça 10 novas redes sociais

Tumblr é uma rede social/plataforma de blog disponível na web e também em aplicativos para Android, iOS e Windows Phone. Nela, os usuários podem postar e compartilhar links, textos, áudios, vídeos e fotos. Um dos destaques é o suporte offline, permitindo que os usuários criem, respondam, compartilhem e rebloguem posts mesmo quando não estiverem conectados à Internet (sincronização)

6) VK (VKontakte)

VKé o "Facebook/Orkut Russo", e conta com mais de 100 milhões de usuários ativos em todo o mundo. A plataforma se parece com o Facebook, tanto em design quanto em funções, já que permite compartilhar o mesmo tipo de conteúdo, e informações sobre postagens, localizações, amigos e interesses ficam organizadas no perfil (veja como criar um). Conheça também o criador do VK, o "Zuckerberg da Rússia", e entenda como brasileiros foram parar no VK após o fim do Orkut.

7) TSU

Tsu é uma rede social que propõe pagar aos usuários pelo conteúdo criado e pelo tempo gasto na plataforma, ficando com apenas 10% do lucro de anúncios, já que 90% vão para o internauta. O dinheiro é gerado através de uma "árvore de contatos", na qual quem foi convidado para a rede social gera lucro para quem os convidou. Além de conter informações no perfil como no Facebook, no TSU você também insere sua conta bancária, por exemplo. Não entendeu nada sobre o TSU? Veja o tutorial. O Facebook anda furioso e está bloqueando links do TSU.

8) Hi5

Hi5 é uma rede social semelhante ao Facebook, que permite inclusive usar o seu login da rede social de Mark Zuckerberg para fazer o cadastro, além da opção de sincronizar sua conta do Google ou inserir seu e-mail para cadastrar manualmente. A plataforma permite criar um perfil e interagir com amigos através de postagens, comentários, mensagens e compartilhar fotos, vídeos e mais.

9) So.cl

So.cl é uma rede social da Microsoft voltada para estudantes e assuntos acadêmicos em geral. O site mistura relacionamento e pesquisa, com o objetivo de permitir que os usuários compartilhem e encontrem conteúdos interessantes de diversos temas. Você também pode seguir conteúdos separados por temas, como "Viagens", "Esportes", "Arte de Rua", "Animais", "Ciência" e "Economia", por exemplo.

10) Orkuti

Orkuti é uma rede social brasileira, criada na mesma semana em que o Orkut se aposentou, em setembro de 2014, e é como um clone da plataforma que foi sucesso nos anos 2000. Atualmente, o Orkuti conta com mais de 600 mil usuários em mais de 10 países e está disponível via web e em um aplicativo para Android. O usuário pode se cadastrar com login do Facebook ou do Google+.

11) FaceGloria

Faceglória é uma rede social para o público cristão. Lançada em junho de 2015, a plataforma já se envolveu em algumas polêmicas, como nos termos de uso polêmicos, onde diz que não aceita fotos de casais homossexuais, por exemplo. O FaceGloria foi notificado pelo Facebook, que não quer seu nome ou imagem atrelados à inciativa. Igual a esse, há outros casos: Facebooque, FaceBaby, FaceBurguer ... E outras, com nome "diferente" como CaraLivro, MirtesNet e Memorial Online (apenas para mortos).

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo