No último sábado, 25, pesquisadores dinamarqueses apresentaram numa conferência da Associação Europeia de Urologia, em Londres, um resultado bastante promissor para os portadores de disfunção erétil, uma terapia que pode reverter a impotência sexual.
Os pesquisadores, liderados por Martha Haahr do Hospital da Universidade de Odense (Dinamarca), injetaram células-tronco retiradas da gordura abdominal via lipossucção no pênis de 21 voluntários. Seis meses após o procedimento, oito dos pacientes (cerca de 40%) relataram ter reconquistado a capacidade de ereções espontâneas, sem a necessidade de nenhum medicamento, injeções, implantes ou outras terapias.
Um ano após a terapia, os participantes afirmaram ainda manter as ereções, e sem o aparecimento de efeitos colaterais, um dos pontos negativos do uso de medicamentos contra a disfunção erétil. Apenas relataram o incômodo e medo de receber uma injeção no pênis no primeiro dia, porém nada que preocupasse ou inviabilizasse a pesquisa. O procedimento também não necessita de internação, e o indivíduo é liberado da clínica no mesmo dia.
Martha Haahr afirma que esses dados são apenas o início da pesquisa e que está um pouco longe de poder oferecer publicamente. Mas, acredita que a terapia evoluirá bastante e venha a resolver diversos problemas atuais, como os temidos efeitos colaterais dos medicamentos para impotência.
Novos voluntários estão em uma segunda etapa da pesquisa, para dar validade e maior segurança nos dados. A disfunção erétil atinge quase metade dos homens com idade entre 40 e 70 anos e merece uma atenção especial, pois trata-se de uma questão da saúde masculina de âmbito bastante amplo, e que envolve uma série de problemas secundários, tanto físicos como emocionais.
Jeferson Machado Santos.
CRF-SE: 658.
Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.
Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.