Saúde e Ciência

Máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia não irá mais operar. E agora?

O que acontece com os pacientes oncológicos de Sergipe que faziam uso da máquina para tratamento?
por Redação do Portal Itnet
26/11/2018 09:37h

Por Taís Cristina, da redação

Após mais de 100 dias de máquina quebrada, a direção do Hospital Cirurgia, em Aracaju informou através de nota que a máquina de radioterapia da unidade não irá mais operar.

Consequentemente, os pacientes que faziam uso da mesma estão sendo transferidos para outro hospital para dar continuidade ao tratamento.

O problema é que em Sergipe, pelo setor público só há três máquinas radioterápicas: essa do Cirurgia e duas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Se uma delas para, como é o caso do momento, haverá superlotação nas outras, e o tratamento pode ser prejudicado.

O hospital fez o seguinte: transferiu os pacientes do Cirurgia para o Huse no turno da noite, no que é chamado 3º turno.

Ressaltamos que o 3° turno é uma estratégia de assistência que é bem acolhida pelos pacientes, inclusive muitos deles têm demonstrado reconhecimento do bom serviço que a equipe do Cirurgia, junto com a do Huse, têm prestado. Exemplo disso são elogios e homenagem que os profissionais receberam nas últimas semanas [...] A Direção focará forças agora na implantação da nova máquina, e está buscando apoio e recursos financeiros para isto”, disse o HC em nota.

Em contato com o grupo Mulheres de Peito, que reúne diversas pacientes oncológicas, a vice-presidente Sheylla Galba informou que “o hospital não vai consertar a máquina porque a peça é muito cara”.

Ela disse também que irá procurar o Ministério Público, a fim de reverter a situação. Ficaremos acompanhando os desdobramentos deste caso, que envolve a saúde de vários pacientes.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo