Saúde e Ciência

Através do Programa Águas de Sergipe, Governo investe quase R$ 1 milhão em ações para o uso consciente de agrotóxicos

O gestor da superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Olivier Chagas, garante a efetividade das ações.
por Redação do Portal Itnet
28/02/2019 08:17h

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), está investindo quase R$ 1 milhão em ações de conscientização para o uso adequado de agrotóxicos.

O recurso é aplicado através do Programa Águas de Sergipe e beneficia 26 cidades sergipanas, dentre elas, Itabaiana.

O público-alvo das primeiras ações que estão em execução são irrigantes, agricultores familiares e colaboradores dos perímetros irrigados. De um total de 1040, mais de 600 pessoas já foram capacitadas. Os cursos incluem atividades teóricas e práticas, com dias de campo.

“Nós queremos passar para a sociedade, seja o agricultor familiar ou o que tem um maior negócio na agricultura, uma consciência de que o manejo desse produto precisa ser comedido. As nossas ações no campo têm acontecido já há algum tempo e o Governo contratou uma empresa que tem o trabalho de fazer essa mobilização”, explicou Olivier Chagas, superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

No município serrano, as ações estão focadas nos povoados que fazem parte dos perímetros irrigados Jacarecica I e Poção da Ribeira. São eles: Agrovila, Barro Preto, Bom Jardim, Cajaíba, Dendezeiro, Forno, Gandu, Igreja Velha, Lagoa do Forno, Mangabeira, Mangueira, Piçarreira, São José, Várzea das Cancelas e Zanguê.

“É muito importante preparar e capacitar as pessoas que estão envolvidas no uso diário dos agroquímicos e agrotóxicos nas áreas dos perímetros irrigados e que a gente sabe que existe uso contínuo em função das exigências das próprias culturas e da questão econômica”, colocou João Quintiliano, diretor de irrigação da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

Agrotóxicos

Os agrotóxicos prejudicam o meio ambiente e também oferecem sérios riscos à saúde humana. Podem ocasionar problemas em curto, médio e longo prazo, a depender da substância utilizada e do tempo de exposição ao produto.

A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; dentre outros.

Divulgação

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo