Saúde e Ciência

DENGUE: Itabaiana já registrou 76 casos este ano. Prefeitura alerta população sobre cuidados e prevenção

Destes 76 casos, um foi considerado grave. Felizmente nenhuma morte foi registrada este ano.
por Redação do Portal Itnet
25/07/2019 10:40h

Por Taís Cristina

Os números referentes à dengue em Itabaiana assustam. O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) do ano mostra que o município serrano está entre os 26 que apresentam alto índice de surto de dengue em Sergipe.

De acordo com Laís Menezes, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, de janeiro até a semana passada, 76 casos de dengue foram confirmados em Itabaiana, sendo um caso considerado grave e cinco casos de dengue hemorrágica. Felizmente não tivemos nenhuma morte.

O último LIRAa mostra que o índice em Itabaiana é de 4,1%, considerado bastante alto. O local mais crítico é o bairro Miguel Teles, seguido pelo Rotary, São Cristóvão, Anízio Amâncio, Mamede Paes Mendonça e Riacho Doce.

A Prefeitura de Itabaiana continua com o trabalho de combate a dengue, visitando as residências e eliminando focos da doença e alerta a população sobre o perigo que a água parada pode trazer.

“Não adianta ações da gestão se a população não se conscientizar e evitar o acúmulo de água em locais onde o Aedes Aegypti possa se desenvolver”, enfatiza Laís.

É importante frisar também que qualquer pessoa pode denunciar à vigilância locais onde haja possíveis focos. O número para denúncia é: 98862-4977 (ligação e WhatsApp).

CASOS:

Até a semana passada, 178 casos foram notificados, ou seja, aqueles casos em que o paciente apresenta sintomas da doença. Destes, 76 foram confirmados, 23 foram eliminados e o restante ainda está sob investigação. Lembrando que estes dados referem-se a moradores de Itabaiana.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo