Tecnologia

Itabaianense professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco coordena grupo que pesquisa o óleo coletado nas praias

Jandyson Machado Santos é um dos coordenadores do Laboratório de Medicamentos, Tecnologias, Energias e Soluções Ambientais (LaMTESA).
por Redação do Portal Itnet
24/10/2019 16:24h
Atualizado em 25/10/2019 09:50h

O itabaianense Jandyson Machado, professor de química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Recife, coordena um grupo que realiza pesquisas voltadas ao conhecimento químico dos óleos coletados nas praias do estado de Pernambuco, que são provenientes de uma fonte ainda desconhecida.

O óleo atingiu grande parte do litoral do Nordeste, incluindo as praias sergipanas.

A pesquisa é realizada no Laboratório de Medicamentos, Tecnologias, Energias e Soluções Ambientais (LaMTESA), coordenado por Jandyson e também o professor Alex Souza Moraes.

O objetivo da pesquisa é o de caracterizar quimicamente os óleos coletados em diferentes praias do estado de Pernambuco, como também, realizar o monitoramento ambiental das praias, estuários e rios do estado, buscando conhecimento sobre os danos ambientais e também os males que a substância pode causar, já que o material encontrado nas praias é constituído principalmente por hidrocarbonetos e alguns deles são conhecidos por sua elevada toxicidade, sendo nocivos à saúde humana.

Os pesquisadores salientam a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) adequados por parte das equipes de limpeza para evitar contato ou inalação com o material. Eles ressaltam ainda que mesmo a mancha de óleo sendo removida, ainda é possível que muitos outros compostos tóxicos possam migrar para os sistemas aquáticos, atingindo e impactando a fauna e flora da região.

“A gente é o primeiro grupo de pesquisa baseado em estudos de química do petróleo na UFRPE, estamos cada vez mais consolidando esse campo de pesquisa na instituição, buscando uma infraestrutura mais adequada junto a parceiros para conseguir evoluir em nossos trabalhos, principalmente aqueles com alta relevância social”, salienta Jandyson.

O itabaianense é formado em Química pela UFS campus Itabaiana com doutorado pela UNICAMP, estando há um ano meio na UFRPE. O projeto de pesquisa conta com a importante participação de estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Química da instituição.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo