Educação

8 possíveis temas da redação do Enem 2019

O combate à depressão é um tema bastante cotado por professores. A tendência é que temas mais "ideológicos" fiquem longe da prova este ano
por Redação do Portal Itnet
02/11/2019 11:27h
Atualizado em 02/11/2019 11:28h

Um mês e meio separa 5.095.308 candidatos da prova de redação do Enem. O temor em relação a ela não é sem razão: uma nota zero pode te deixar de fora de programas como o Sisu, o Fies ou o Prouni. Por outro lado, a redação pode aumentar (e muito) as chances de ingresso na universidade, já que sozinha ela representa 1000 pontos na prova. Bem, a junção de toda essa expectativa faz o coração de qualquer estudante gelar no momento de abrir a prova do segundo dia e descobrir o tão aguardado tema da redação. 

Não dá para adivinhar o que encontraremos ali, mas é bem possível estimar alguns temas. A violência contra a mulher, por exemplo, já era a aposta de muitos professores de cursinho até finalmente aparecer na redação do Enem 2015. Embora algumas edições sejam mais imprevisíveis (como 2017, que pautou a formação educacional para surdos), há alguns padrões que se repetem ao longo dos anos. Os temas, por exemplo, sempre dizem respeito a desafios enfrentados pela sociedade brasileira e dificilmente são mais globais. Além disso, é comum que tenham sido pauta na mídia. 

Há, no entanto, uma novidade bastante anunciada pelo governo para este ano: os candidatos não devem esperar por temas “polêmicos” ou “ideológicos”. O ministro da Educação voltou a afirmar esse ponto em uma entrevista à TV Brasil nesta terça (24). Com essas afirmações, o MEC provavelmente está se referindo a temas mais progressistas ligados a movimentos sociais, como questões de gênero, de cunho racial ou sobre sexualidade. 

Por Guia do Estudante

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo