Educação

“Num país onde a cultura é tão cara, restrita à minoria privilegiada, o tema é pertinente”, diz professor sobre a redação do Enem

O professor Emerson Maciel disse que o tema da prova de ontem não era esperado, e, apesar de fácil, exigiu um pouco do participante.
por Redação do Portal Itnet
04/11/2019 12:14h

“Num país onde a cultura é tão cara, restrita à minoria privilegiada, o tema é pertinente”. Foi o que disse o professor Emerson Maciel sobre o tema da redação mais aguardada por todos, a redação do Enem.

Os candidatos estavam muito ansiosos com o tema principalmente por conta da mudança do governo, e muitos foram pegos de surpresa com o assunto tratado na redação: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Segundo Emerson, o tema não era o esperado, e, apesar de fácil, exigiu um pouco do participante.

“O participante poderia trabalhar como defesa da problemática: o alto preço dos ingressos, e a falta de incentivo à produção regional. O povão, a pessoa mais humilde, gostaria de se ver nas telas. Filmes regionais ajudariam nessa inserção social”, disse o professor.

Emerson Maciel participou do Eu & Vc com Taís Cristina


Ainda segundo Emerson, para abordar bem, o aluno deveria lembrar de repertórios trabalhados em outros temas. Ele disse que em sala trabalhou a questão da democratização do acesso à cultura e dentro disso inseriu a elitização dos museus e também a questão do cinema.

Veja os temas da redação de edições anteriores:

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado
Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações do exame.
Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo