Educação

Estudante do IFS de Itabaiana vence prêmio Aluno Destaque de Tecnologia da Informação 2019

Premiação é promovida anualmente pela Associação de Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe.
por Redação do Portal Itnet
26/11/2019 11:14h
Atualizado em 26/11/2019 11:38h

Mais uma vez um aluno itabaianense é destaque a nível estadual!

O jovem Gabriel Machado, estudante do curso superior de Ciência da Computação, do Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana levou o troféu de Aluno Destaque de Tecnologia da Informação 2019, que é promovido pela Associação e Gestores de Tecnologia da Informação de Sergipe.

O objetivo é premiar estudantes que tenham contribuído de forma efetiva na área da Tecnologia da Informação (TI), seja participando de projetos ou desenvolvendo softwares.

A premiação aconteceu durante o 12º e-CIO – Encontro de Gestores de TI do Estado, no Radisson Hotel, em Aracaju.

“A conquista é um reflexo da minha dedicação e do empenho dos meus orientadores professores Dr. Wanderson Roger Azevedo Dias e Dr. José Aprígio Carneiro Neto, que não mediram esforços para me nortear sempre que precisei. Nós como alunos do Instituto Federal, devemos buscar sempre evolução e alto desempenho na vida acadêmica para trazer cada vez mais resultados positivos para o IFS", disse Gabriel.

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO ESTUDANTE:

Gabriel foi premiado pela atuação em três projetos no Campus Itabaiana. O primeiro, chamado de DOMOIFS, é um projeto de Casa Inteligente. Nele foi provado que é possível realizar a automação de uma residência usando Arduíno e outros sistemas embargados. Os Sistemas Embargados são usados atualmente para controlar muitos tipos de sistemas e equipamentos.

Além da automação, encontra aplicações muito variadas, desde a aviação como controles de voos e radares até a comunicação e o entretenimento, a exemplo de relógios digitais, telefones celulares e videogames.

Outro projeto foi o CALCNETIP; desenvolvido com o objetivo de auxiliar os docentes das disciplinas relacionadas a redes de computadores para obter melhor relação de ensino-aprendizagem com os alunos no assunto de quebra de redes IPv4.

O Protocolo de Internet versão 4, é uma numeração que representa um dispositivo em uma rede de roteadores profissionais da Internet, passando por Redes Wireless domésticas e Modens 3G, todo dispositivo requer um endereço IP para se conectar uns com os outros.

O terceiro projeto é uma Calculadora de Resistores, desenvolvido para auxiliar professores e alunos no ensino de eletrônica básica. Na ferramenta é possível calcular diversos resistores diferentes e suas associações.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo