Cultura

Integrantes do Reisado Baile Estrela, de Moita Bonita desfilarão em escola de samba de São Paulo

Eles viajarão na madrugada desta quinta, 20. Os dois integrantes vão desfilar pela Acadêmicos do Tatuapé.
por Redação do Portal Itnet
19/02/2020 12:00h
Atualizado em 19/02/2020 13:01h

Vai ter “Agresteiro” no carnaval de São Paulo, sim sinhô!

Dois integrantes do reisado Baile Estrela, da cidade de Moita Bonita irão desfilar pela escola de samba Acadêmicos de Tatuapé. A dupla viaja para São Paulo na madrugada desta quinta, 20.

A escola irá desfilar na sexta, 21, na verdade já no sábado, 22, visto que esta deve entrar no sambódromo às 04hs e vai homenagear a cidade de Atibaia, no interior do estado, conhecida, dentre outras coisas, pela riqueza de manifestações culturais. Eles irão desfilar num dos carros alegóricos da Acadêmicos.

“O que eu acho mais interessante é que a gente vai desfilar com a própria veste do reisado mesmo, a gente não vai pra lá usar outra fantasia, será a nossa fantasia, que a gente dança aqui, a veste típica do reisado sergipano”, conta entusiasmado José Roberto, o palhaço do reisado, e um dos integrantes que irá a São Paulo.

O REISADO BAILE ESTRELA:

O grupo folclórico Reisado Baile Estrela é fruto de um sonho do José Roberto, um jovem amante da cultura popular sergipana. Sempre foi fascinado por Reisado e a essa paixão se revelou desde muito criança, por isso costuma dizer que está no sangue, e que Deus, ao criá-lo, implantou uma fascinação incurável pelas tradições populares.

Quando pequeno, ouvia a avó entoar canções de Reisado, aprendidas na infância quando ainda havia muitos grupos. Cresceu alimentando a esperança de resgatar o Reisado no município de Moita Bonita.

Em 2007, tomou a iniciativa de formar o grupo e sair à procura de crianças, adolescentes e jovens que quisessem fazer parte desta missão. Conseguiu reunir alguns participantes, iniciou a jornada de ensaios e no dia 07/04 de 2007 estreou o Reisado Baile Estrela.

Hoje o grupo é composto por vinte e cinco membros, em sua grande maioria adolescentes e jovens, e tem uma estrutura meio familiar, sendo também composto por irmãos, sobrinho e primos do líder.

O Reisado Baile Estrela já foi premiado pelo ministério da cultura no edital de Intercâmbio Cultural do Minc no ano de 2010 para participação na 46° edição do Fefol – Olímpia/SP, bem como, participou também da 48° edição do mesmo evento.

O grupo já participou de sete edições do Encontro Cultural de Laranjeiras/SE e da Feira de Sergipe realizada todos os anos pelo SEBRAE/SE na capital sergipana, além de incontáveis apresentações em diversos eventos culturais, em colégios, festas de padroeiros e etc.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo