Saúde e Ciência

ARACAJU: mãe da mulher que faleceu ontem de coronavírus morre por conta de problemas respiratórios

A confirmação ou não da morte por coronavírus deve sair dentro de quatro dias.
por Redação do Portal Itnet
03/04/2020 12:36h

A mãe da mulher de 61 anos que faleceu na madrugada de ontem, 02, em Aracaju morreu hoje pela manhã, por conta e problemas respiratórios. Ela tinha 90 anos e estava internada no Ipesaúde, também na capital.

Através de nota, o Ipesaúde disse que a senhora era diabética e estava tratando uma pneumonia. Ela chegou ao hospital com dificuldade de respirar e sonolência e teve uma síndrome respiratória aguda grave.

Ainda de acordo com a nota, a confirmação ou não da morte da idosa por coronavírus deve sair dentro de quatro dias, após o resultado de exames.

Uma das filhas da mulher que morreu de coronavírus está internada com sintomas da doença. Ela deu entrada no Hospital da Zona Norte (Nestor Piva) no início da noite da última quinta-feira, 02, e encontra-se sob cuidados médicos, mas em estado estável. Ela também será submetida a exames para tentar identificar a presença do vírus.

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Saúde emitiu uma nota falando sobre o atendimento que foi prestado a essa família.

Confira:

“A SMS informa que a rede municipal prestou todo o atendimento necessário à paciente de 61 anos, que faleceu na quinta-feira, 2. Ela deu entrada na Hospital Nestor Piva no dia 26 de março, queixando-se de dor torácica e falta de ar, com ausência de sintomas de febre.

No dia do internamento foram feitos exames que, juntamente com o quadro clínico anterior, apontavam a possibilidade de se tratar de uma infecção respiratória, sendo realizado o teste para a Covid-19. No mesmo dia, ela apresentou uma piora e foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Com o resultado positivo para a Covid-19 e por ser diabética e hipertensa, fatores que agravam a infecção pelo coronavírus, o quadro se agravou e a paciente veio a óbito na quinta-feira, 2.

Desde o dia 27 de março, a equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde de Aracaju vem monitorando diariamente 11 pessoas da família (entre eles mãe, irmã, cunhado, filhos e netos), através do contato telefônico, realizando orientações aos familiares através do membro de referência da família. Todos seguirão sendo monitorados até o prazo de 14 dias, tempo previsto de quarentena.

Neste trabalho de monitoramento e orientações acerca do isolamento domiciliar, no final da tarde de ontem, 2, durante o contato feito pela equipe, foi relatado pela irmã da paciente que veio a óbito e referência familiar para monitoramento da família, que houve o agravamento dos sintomas da mãe, sendo orientada a procurar atendimento médico em unidade hospitalar.

Diante do histórico de pneumonia apresentado pela idosa e com o agravamento dos sintomas, ela veio a óbito nesta sexta-feira, 3. A coleta para detecção da Covid-19 já foi realizada e o resultado está sendo aguardado. Diante de sintomas apresentados por uma das filhas da paciente que veio a óbito na quinta, 2, a SMS já coletou teste para o coronavírus e aguarda o resultado.

A SMS reforça que deu todos os encaminhamentos necessários, assim como, realiza o monitoramento e orientações constantes a todas as pessoas, informadas pela família, que tiveram contato com a vítima".

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo