Opinião

População em geral deve usar máscaras quando sair de casa. Será que isso está sendo feito?

O Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas utilizem, inclusive quem não tenha sintomas.
por Redação do Portal Itnet
20/04/2020 10:40h

Por Taís Cristina

No último decreto publicado pelo Governo do Estado ficou recomendado o uso de máscaras em áreas públicas por parte da população em geral. Sobre isso, o Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas a utilizem, inclusive quem não tenha sintomas do coronavírus ou síndrome gripal.

Porém, o que vemos nas ruas é algo totalmente ao contrário. Em Itabaiana, por exemplo, além de aglomerações em filas de bancos e lotéricas, a gente nota que grande parte das pessoas anda normalmente nas ruas sem o uso de máscara.

Não queremos criar pânico, mas a situação é preocupante, visto que já temos um caso de transmissão comunitária no município e as pessoas precisam ter consciência de agir para o bem comum. O vírus está aí, e se cada um não fizer a sua parte, vai infectar geral de uma vez só.

A essa altura do campeonato, se as pessoas não estão agindo por sua própria consciência, vemos necessária a intervenção de forças maiores na fiscalização.

Não será o momento dos órgãos competentes (Governo do Estado, Secretaria de Saúde, Prefeitura, Vigilância Epidemiológica) criarem mais ações sobre o assunto? Tanto em relação à distribuição e até mesmo punir quem descumpra a recomendação. Vários lugares já adotaram medidas como esta.

O momento é difícil, mas se cada um fizer sua parte, ele poderá ser amenizado. Que tal começar usando máscara quando sair de casa? As máscaras de pano são uma ótima opção e podem ser lavadas após o uso.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo