Cidade

Tempos de isolamento: primeiro casamento pelas redes sociais ocorre em Sergipe

A celebração foi feita num cartório em Itabaianinha.
por Redação do Portal Itnet
23/04/2020 16:16h

Em tempos de pandemia e isolamento social, a rotina das pessoas foi alterada em todos os sentidos, até quando o assunto é casamento.

Em Sergipe, o primeiro casamento sem a presença de público, feito por videoconferência e transmitido pelas redes sociais ocorreu hoje, 23, em um cartório de Itabaianinha.

Foto: TJ/SE

Os noivos, que usaram máscaras durante toda a celebração, trocaram alianças, tiraram fotos, declararam a vontade em contrair o matrimônio e também receberam do Juiz Elizer Siqueira as felicitações, pelo outro lado da tela.

O casório, inédito na Justiça sergipana, obedeceu a todas as formalidades previstas no Código Civil, com publicidade dos atos, presença de testemunhas e principalmente toda a segurança para evitar contaminação pelo novo coronavírus.

"O casamento por videoconferência é uma novidade que os novos tempos impõem, na medida que não podemos estar todos juntos fisicamente, mas podemos realizá-lo obedecendo todas as formalidades legais. O casamento é, talvez, na lei civil o procedimento com mais formalidade e por esse motivo a Corregedoria Geral da Justiça foi muito sábia ao expor algumas dessas formalidades que deveriam ser obedecidas pelos noivos como o comparecimento ao cartório, identificação, com duas testemunhas; a publicidade da cerimônia, portas abertas, para que alguém que tivesse conhecimento de algum motivo impeditivo ao casamento pudesse se manifestar", explicou o magistrado Eliezer Siqueira.

Com informações do TJ/SE

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo