Saúde e Ciência

UFS divulga resultado dos testes para coronavírus feitos em Itabaiana e mais nove cidades. Confira o resultado detalhado

Em Itabaiana foram realizados 379 testes, sendo 62 positivos, 283 negativos, nove com resultado indeterminado e 25 imunizados.
por Redação do Portal Itnet
19/05/2020 19:46h

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou hoje, 19, de forma oficial, os resultados dos testes rápidos para coronavírus feitos nos dez municípios sergipanos mais populosos.

Com o objetivo de mapear casos assintomáticos da doença, a UFS analisou 3.047 amostras de sangue de pessoas sem sintomas do novo coronavírus em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristovão, Estância, Tobias Barreto, Itabaianinha, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.

Através de uma plataforma intitulada MonitoraSUS, a universidade disponibilizou vários gráficos com dados que mostram o número de pacientes infectados, resultados negativos, indeterminados e também pacientes imunizados, além de detalhamento dos casos por sexo, idade, histórico de doenças e ainda a localidade onde cada pessoa realizou o teste.

A orientação científica foi desenvolvida pelos professores Marcos Dósea ( Knuth/DSI/UFS), Lysandro Borges (Labic/UFS), Andrés Menendez (STI/UFS) pela enfermeira Elielma Sá (HU/UFS/PREFEITURA) e a equipe de desenvolvimento contou com a contribuição de Abrãao Pereira Alvess (Knuth/DSI/UFS), Gabriel Santana Cruz (Knuth/DSI/UFS), Igor Bruno dos Santos Nascimento ((Knuth/DSI/UFS)) e Paulo David Almeida da Silva ( DSI/UFS).

Vamos colocar os gráficos da pesquisa realizada na cidade de Itabaiana.  Para acessar as informações acerca dos outros municípios que participaram da pesquisa, basta acessar o monitorasus.

No mapa constam 16 municípios porque pessoas de outras cidades acabaram fazendo o teste também.

Em Itabaiana foram realizados 379 testes, sendo 62 positivos, 283 negativos, nove com resultado indeterminado e 25 imunizados.

A primeira imagem mostra o gráfico dos exames realizados por sexo e por idade. Confira:

Na segunda imagem, temos um gráfico onde podemos ver o número de pessoas que testaram positivo, por sexo e por idade. Além de gráficos que mostram se as pessoas que realizaram o exame (dando positivo ou não) são hipertensas, diabéticas ou tem alguma doença respiratória. Confira:

Na terceira imagem, a bolinha vermelha indica a região onde reside cada pessoa que realizou o exame. Confira:

Na quarta imagem temos diversas cores no mapa. As cores que estão em tonalidade mais forte indicam a localidade que realizou mais testes, e consequentemente, a tonalidade mais fraca indica a que realizou menos. Confira:

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo