Nacional

INUMERÁVEIS: voluntários e estudantes de jornalismo contribuem para memorial com histórias das vítimas do COVID-19 em Sergipe

Saiba como você pode ajudar a contar a história das pessoas que morreram por conta da doença. Essas pessoas não podem ser apenas números.
por Redação do Portal Itnet
28/05/2020 11:35h
Atualizado em 28/05/2020 11:39h

É para registrar as histórias de vítimas pelo COVID-19 no Brasil, que ultrapassou o número de 20 mil mortes registradas, que o Memorial Inumeráveis, lançado dia 30 de abril, nasceu. Por trás dos números em crescimento, estão histórias de milhares de brasileiros que não podem permanecer sendo apenas números.

O projeto nacional se volta para a construção de um memorial com a missão de valorizar e eternizar a memória de cada uma das vítimas do novo coronavírus no país. Com uma rede voluntária de jornalistas, estudantes e escritores, de Norte a Sul do país, as narrativas são escritas de forma sensível, pessoal e respeitosa.

Para contar essas histórias em Sergipe, uma equipe de voluntários e estudantes de jornalismo, liderada pelo Prof. Dr. Vitor Braga do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, está responsável por entrar em contato com as famílias e amigos das vítimas do COVID-19, entrevistando e registrando as histórias.

Além do memorial digital, a ideia é materializar o projeto por meio de uma instalação artística em local público e aberto ao ar livre no futuro, assim, cada nome das vidas perdidas terá também seu lugar físico.

“Todos os dias ouvimos um novo número de pessoas que morreram vítimas do coronavírus no Brasil. Só que números não penetram o coração como histórias. Não há quem goste de ser número. Gente merece existir em prosa”, explica Edson Pavoni, artista plástico e um dos idealizadores do projeto.

Todas as histórias estão disponíveis no site oficial do Memorial Inumeráveis https://inumeraveis.com.br ​e no Instagram: @memorialinumeraveis.  Inumeráveis é uma obra do artista Edson Pavoni em colaboração com Rogério Oliveira, Rogério Zé, Alana Rizzo, Guilherme Bullejos, Giovana Madalosso, Jonathan Querubina e os jornalistas e voluntários que continuamente adicionam histórias a este memorial.

Caso você seja familiar, amigo ou conheça alguma vítima da COVID-19 em nosso estado e queira contar essa história, entre em contato pelo e-mail do memorial em Sergipe: projetoinumeraveisse@gmail.com ou envie mensagem para o número: (79) 99117-2933. Nosso papel é eternizar memórias e manter vivo o legado de cada uma das vidas que foram perdidas.

Divulgação

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo