Cidade

Missas presenciais continuam suspensas em Itabaiana e na Grande Aracaju, conforme decreto da Arquidiocese de Aracaju

O documento assinado pelo Arcebispo Metropolitano baseia-se no decreto estadual em vigor e também num pedido feito pelos padres, por conta da alta contaminação do coronavírus.
por Redação do Portal Itnet
01/07/2020 20:21h

As missas presenciais continuam suspensas nas paróquias de Itabaiana e dos municípios da Grande Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão), conforme decreto da Arquidiocese de Aracaju, assinado pelo Arcebispo Metropolitano Dom João José Costa e divulgado hoje, 1º de julho.

Nos outros municípios da Arquidiocese de Aracaju, as missas presenciais voltarão a ocorrer a partir da sexta-feira, 03.

O documento assinado por Dom João baseia-se no decreto estadual em vigor e também num pedido feito pelos padres, por conta da alta contaminação de coronavírus nestas cinco cidades.

As igrejas que retornarem com as suas atividades devem seguir as determinações que estão no decreto (veja abaixo).

“A determinação se baseia na permissão das autoridades sanitárias para as celebrações religiosas com a presença de fiéis, e também considera as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no contexto da pandemia, o Código de Direito Canônico, e ainda o Plano de Retomada da Economia do Governo do Estado de Sergipe”, diz a publicação.

As paróquias de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Itabaiana deverão esperar até que as atividades religiosas sejam permitidas com a presença de fiéis pelas autoridades competentes, observando as orientações acima elencadas e respeitando cada fase de retomada a ser encarada.

No decreto abaixo estão todas as explicações sobre a volta das atividades paroquiais além das missas, como por exemplo, primeira eucaristia, batismo.

Lembrando que a Arquidiocese de Aracaju abrange os seguintes municípios:

Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Capela, Carira, Carmópolis, Cumbe, Divina Pastora, Itaporanga d'Ajuda, Feira Nova, Frei Paulo, General Maynard, Itabaiana, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pedra Mole, Pinhão, Riachuelo, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Domingos, São Miguel do Aleixo, Siriri.

Confira o decreto:

Decreto da Arquidiocese de Aracaju

A Diocese de Propriá também já se pronunciou sobre o retorno das missas em seu site oficial.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo