Saúde e Ciência

HUMANIZAÇÃO: Hospital Regional de Estância implanta ‘cinema’ para os pacientes com coronavírus

Por meio de retroprojeção na tela, os pacientes que estão na enfermaria, com autorização médica, podem ter acesso ao projeto.
por Redação do Portal Itnet
07/08/2020 08:30h

A Secretaria  de Estado da Saúde (SES) vem apoiando as iniciativas de humanização nas unidades da Rede Estadual, como o projeto ‘Cine Jessé’,  implantado pelo  Hospital Regional de Estância, voltado aos pacientes Covid-19. Por meio de retroprojeção na tela, os pacientes que estão na enfermaria, com autorização médica, podem ter acesso ao projeto, que será executado todas as quartas-feiras, a partir das 14h.

De acordo com a superintendente da unidade, Luara Carvalho Araújo, a gestão juntamente com a equipe multidisciplinar vem pensando em estratégias para minimizar a angústia do paciente a fim de amenizar danos psicológicos.

Ela explica que antes da pandemia, o paciente estável tinha o acompanhamento  dos  familiares, o que levava certo conforto. Com a pandemia do coronavírus, todo protocolo mudou, inclusive o de acompanhantes.

“Estamos repensando desde o início da pandemia  sobre o paciente Covid-19 porque ele  fica sem acompanhante e o fato de  ficar sem,  tanto para eles  como para os profissionais, é novidade. A equipe está repensando como minimizar os danos emocionais, já que a Covid  é  uma doença que tem um estigma. Antes de entrar na unidade eles têm acesso ao quantitativo de pessoas infectadas,  de óbitos, sempre conhece uma pessoa que perdeu alguém na família, então eles já entram aqui assustados  por estar com a doença. Tentamos  minimizar a falta dos familiares através da implantação das Visitas Virtuais e, agora, estamos com um novo projeto, o Cine Jessé”, disse.

A paciente Franceisa dos Santos, 36 anos, que está na enfermaria da unidade, aprovou a iniciativa. “Peguei a Covid, um vírus que me deixou apreensiva, e para quem tem filho fica ainda pior. O filme foi incrível, a fé da gente fica abalada quando estamos com a doença, mas ao assistir um conteúdo tão bom, que fala da  fé e de um Deus que pode cuidar de cada um de nós, renova as nossas forças. O trabalho que os profissionais estão fazendo aqui é ótimo, parabéns à equipe”, destaca.

O filme da vez, assistido na quarta-feira, 05,  foi o ‘Milagre do Paraíso’, e como são cinco leitos de enfermaria, com cinco pacientes em cada, tiveram 25 espectadores ao total.

Conforme a superintendente,  os pacientes recebem lanches durante a sessão, que são elaborados pela nutricionista, respeitando a especificidade de cada um.

Fonte e foto: SES

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo