Cidade

Paróquia Santo Antônio e Almas completa hoje, 345 anos de fundação

A Matriz foi fundada no dia 30 de outubro de 1675, por Dom Gaspar Barata de Mendonça.
por Redação do Portal Itnet
30/10/2020 08:38h

Por Taís Cristina, jornalista

A Paróquia Santo Antônio e Almas, situada na Praça Fausto Cardoso é a maior casa do padroeiro e dos católicos de Itabaiana. Ela completa nesta sexta-feira, os seus 345 anos de fundação.

Igreja Matriz de Santo Antonio e Almas - início da década de 1950


A Matriz foi fundada no dia 30 de outubro de 1675, por Dom Gaspar Barata de Mendonça, Arcebispo de Salvador, na Bahia.

A fundação da paróquia está totalmente ligada à história de Itabaiana e lendas por trás desta história, que são passadas de geração para geração, afinal, todo itabaianense conhece a história do Arraial de Santo Antônio, da Igreja Velha, do Santo Antônio Fujão, da quixabeira.

Se o Santo era fujão, não podemos afirmar, mas que ele escolheu o melhor lugar de Itabaiana para ser a sua casa, isso ele escolheu!

Em 345 anos, muitas histórias se construíram na Matriz de Santo Antônio. Muitas crianças foram batizadas, muitos casais se uniram em matrimônio, muitos jovens celebraram suas missas de aniversário e formatura, muitas famílias celebraram o sétimo dia de seus entes queridos, muitos trezenários e festas em honra a Santo Antônio foram celebradas, muitos fieis demostraram a sua fé!

Santo Antônio, padroeiro de Itabaiana


Além disso, muitos párocos passaram por ela, deixando cada um, uma história e um legado. Desde Padre Salvador, o primeiro pároco até Padre Marcos, que está à frente hoje, a palavra de Deus foi levada ao povo itabaianense, esse povo cheio de fé e abençoado por Santo Antônio.

Ao longo desses anos, alguns párocos chamaram a atenção do povo itabaianense, e quando tiveram que se despedir, deixaram um rastro de saudade. Quem não lembra do Padre Carlos Alberto? A sua saída da Matriz foi algo inesquecível!

E o Padre Almi, tão querido por todos? Lágrimas caíram quando ele teve que se despedir! A partida mais recente foi a do Padre Jadson, que deixou a Matriz em 2018, entregando o comando ao Padre Marcos, que o desempenha com grande zelo.

Itabaiana é certamente agraciada por ter uma história tão ligada à história da Matriz e de Santo Antônio. Que os itabaianenses cuidem sempre desse cantinho tão especial da cidade e que Santo Antônio não deixe de abençoar e cuidar do seu povo, e que a este povo, nunca falte fé!

Igreja Matriz de Santo Antonio e Almas - atualmente


Nesta sexta ocorrerá a 12ª noite do trezenário presencial em honra ao padroeiro. O celebrante será o Padre Afonso, de Serra do Machado (Ribeirópolis). A imagem do santo sairá em carreata da Igreja Velha a partir das 19h, em direção à Matriz, onde às 19:30h iniciará a celebração.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo