Nacional

ITNET TIRA DÚVIDAS: quem tem menos de 60 anos pode votar das 07 às 10h? Saiba tudo

Por conta da pandemia e para evitar aglomerações, os idosos terão horário de votação especial e deverão ir às urnas das 07 às 10h.
por Redação do Portal Itnet
13/11/2020 07:42h

Neste domingo, 15, os eleitores de todo Brasil irão às urnas exercer a democracia, através do voto para eleger o prefeito, vice e os vereadores que comandarão as cidades nos próximos quatro anos.

Por conta da pandemia, a eleição deste ano terá algumas alterações. A principal delas é o horário de votação. Os idosos, que são do grupo de risco, por exemplo, terão um horário especial para votar: das 07 às 10h. O intuito dessa mudança é evitar aglomerações.

Sobre este assunto, um dos maiores questionamentos nestes últimos dias que antecedem o pleito é: quem não é idoso, pode votar nestes horários?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar de o horário ser preferencial para os idosos, os eleitores menores de 60 anos não serão impedidos de votar das 07 às 10h.

Então se o eleitor não é idoso e for votar às 08h, ele não será barrado, apenas aguardará os idosos que estiverem à sua frente na seção votarem.

Vale lembrar que o horário de votação se estenderá até às 17h e é importante que o eleitor não deixe para ir votar na última hora, a fim de evitar tumultos.

Todas as regras que devem ser seguidas no dia da votação, por conta da pandemia, conforme plano de segurança do TSE estão neste link.

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo