Nacional

REPRESENTATIVIDADE: vitória de Linda Brasil, a primeira vereadora trans eleita em Aracaju repercute nacionalmente

Linda, que é do PSOL foi a vereadora mais votada, sendo escolhida por 5.773 eleitores aracajuanos.
por Redação do Portal Itnet
17/11/2020 08:26h
Atualizado em 17/11/2020 08:32h

“Gratidão às 5.773 pessoas pela confiança e coragem para transformar”. Foi assim que Linda Brasil (PSOL) agradeceu nas redes sociais aos aracajuanos que a elegeram no último domingo, 15.

Foto: arquivo pessoal


Linda é transexual, Mestra em Educação, defensora dos direitos humanos e foi a vereadora mais votada na capital sergipana, sendo também a primeira transexual eleita para a Câmara de Vereadores de Aracaju.

Ela é reconhecida pelo trabalho direcionado aos direitos humanos, atuando para dar visibilidade e inclusão social para pessoas trans. Atua também no Coletivo de Mulheres de Aracaju, que luta pelo reconhecimento do gênero feminino, das mulheres trans e travestis.

A vitória de Linda foi LINDA, literalmente e repercutiu nacionalmente, em sites como o UOL, Estado de Minas, Brasil de Fato, G1, EL País Brasil, entre outros.

Linda foi mais votada que vereadores que já estavam no poder e tinham muitas possibilidades de serem os mais votados, como por exemplo, Emília Corrêa (PATRIOTA), eleita com 5.025 votos e o Nitinho (PSD), que atualmente é o presidente da Câmara.

Ela já havia disputado a eleição de vereadora em 2016, mas não obteve êxito e de deputada estadual em 2018, mas também não venceu.

“Obrigada, Aracaju! Obrigada, Brasil! Não canso de agradecer. Não canso de dizer o quanto sou grata por estar vivendo esse momento tão simbólico na política sergipana”, disse Linda, emocionada, em seu Instagram.

Foto: arquivo pessoal


Linda tem 47 anos é natural do município de Santa Rosa de Lima, mas desde os 11 vive em Aracaju. A partir de 1º de janeiro de 2021 vai ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, junto com os outros 23 eleitos.

Confira aqui a lista com todos os eleitos na capital.

Por Taís Cristina, jornalista DRT SE/2411

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo