Política

Em Itabaiana, metade dos vereadores que integrarão a Câmara a partir de 2021 foram reeleitos

João Cândido, figura tradicional e Zé Roberto, mais votado na eleição passada não se reelegeram.
por Redação do Portal Itnet
17/11/2020 09:43h

A eleição dos vereadores foi cheia de surpresas. Dos 14 eleitos, sete conseguiram a reeleição. São eles: Cabeça de Porco (MDB), Marcos Oliveira (DEM), Ivoni Lima (MDB), Vaguinho de Vado (PL), Waguinho de Leitoa (PL), Moisés de Aciole (DEM) e Escovinha (MDB).

Seis vereadores integrarão a Câmara pela primeira vez: Breno (PL), filho do então vereador Vardo da Lotérica, Pedro da Agrovila (DEM), Alex Henrique (PP), Joãozinho de Lagamar (PV), Paulinha da Saúde (PV) e Anderson de Tonho de Catulino (PSD).

David de Nem de Tonho de Glória (PSD) voltará a Câmara. Ele foi vereador de 2013 a 2016. Na eleição passada não concorreu, já que integrou a chapa de Roberto Bispo como vice e não obteve êxito.

Dos atuais vereadores, não se reelegeram os seguintes: Virtuozo (DEM), Fabinho do Abrigo (DEM), que está suplente, Zomas (PL), também suplente, Zé Roberto (PP), que foi o mais votado na eleição passada, com 2.618 votos, mas nesta obteve somente 683, João Cândido (PP), um dos vereadores mais tradicionais de Itabaiana, que na eleição passada foi escolhido por 2.436 itabaianenses, e nesta obteve apenas 722 votos.

Zé Teles não disputou este ano e apoiou a Paulinha da Saúde, que foi eleita. O mesmo caso de Vardo, que apoiou o seu filho, também eleito.

MULHERES NO PODER:

A Câmara de Itabaiana contará novamente com a presença de duas mulheres: Ivoni e Paulinha. No atual mandato (2017/2020) Ivoni é a única vereadora.

A última vez que duas mulheres estiveram no poder foi de 2013 a 2016, quando Edilene Barros foi eleita, assim como Ivoni. Na eleição de domingo, Edilene ficou suplente do PL; caso ela entre então serão três mulheres, um fato inédito na Câmara.

DESPEDIDA:

O vereador mais antigo de Itabaiana vai se despedir do cargo. José Teles de Mendonça (Zé de Toinho), que exerce o nono mandato, não se candidatou novamente.

Ele preferiu apoiar a jovem Paulinha da Saúde, que foi eleita com 1.305 votos.

SITUAÇÃO X OPOSIÇÃO:

Adailton Sousa terá oito vereadores ao seu lado: Breno, Pedro, Marcos, Joãozinho, Vaguinho, Moisés, Waguinho e Paulinha.

A oposição será composta por seis vereadores, sendo cinco do grupamento de Luciano Bispo e Edson Passos: Cabeça de Porco, Ivoni, David, Escovinha e Anderson.

O único vereador eleito do grupamento dos Teles de Mendonça foi Alex Henrique.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo