Saúde e Ciência

Na semana nacional do doador, Hemose convoca voluntários e alerta para a redução de 50% de doações na pandemia

O Hemose está com um ponto de coleta externa de sangue no Shopping Riomar, em Aracaju.
por Redação do Portal Itnet
24/11/2020 10:27h

Estamos em uma semana muito importante, a Semana Nacional do Doador de Sangue. E por conta disso, o Hemocentro de Sergipe (Hemose) convoca os voluntários para realizarem a doação e contribuir com os estoques de todos os tipos sanguíneos, que estão muito baixos.

O Hemose está com um ponto de coleta externa de sangue no Shopping Riomar, em Aracaju, até a sexta-feira, no horário das 13h às 17h.

Foto: Hemose


O ponto funciona da seguinte maneira: quarta e sexta, o agendamento presencial para doação feita na sede do Hemose e o cadastro de medula óssea. Já na terça e quinta será realizada apenas, a doação de sangue.

Além disso, as doações continuam na sede do Hemose, situada em Aracaju, na Rua Quinze, s/n – Bairro Capucho. O Hemose reforça que no período da pandemia, as doações reduziram cerca de 50%.

Em períodos normais, a unidade realiza uma coleta diária de 100 a 120 bolsas, totalizando uma média mensal de 2.200 doações, para o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar do Estado.

Saiba os critérios necessários para ser um doador de sangue:

As pessoas que tem de 16 a 69 anos e peso acima de 50Kg. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional, como por exemplo, carteira de identidade.

O Hemose recomenda para o dia de doação:

> Nunca vá doar sangue em jejum;

> Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;

> Não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

> Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;

> Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo