Hoje, 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em homenagem à data, os hemocentros dos estados brasileiros estão convocando os doares regulares a fazerem a sua doação e aqueles que ainda não são doadores, a se tornarem.
Para quem não sabe, em uma doação até quatro vidas podem ser salvas. Em Sergipe, o Hemose convoca voluntários para doarem e ajudarem a repor os baixos estoques de todos os tipos sanguíneos.
Para se ter uma ideia, durante a pandemia, as doações no Hemose reduziram pela metade. Antes da pandemia o Hemocentro tinha em média 100 coletas diárias; na pandemia o número caiu para 50, aproximadamente.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. A estatística fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e também dos 5% registrados em países da Europa.

Saiba os critérios necessários para ser um doador de sangue:
As pessoas que tem de 16 a 69 anos e peso acima de 50Kg. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional, como por exemplo, carteira de identidade.
O Hemose recomenda para o dia de doação:
> Nunca vá doar sangue em jejum;
> Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
> Não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
> Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
> Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação.
Compareça ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) ou agende sua doação e ajude outras pessoas pelos telefones (79) 3225-8039 ou pelo 3259-3174.
O Hemose funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, em Aracaju, na Rua Quinze, s/n – Bairro Capucho.