Saúde e Ciência

CORONAVÍRUS: deputados aprovam MP que destina R$ 1,995 bilhões para a compra de vacina

O texto segue para o Senado Federal e deve ser votado ainda hoje, dia 03.
por Redação do Portal Itnet
03/12/2020 07:49h
Atualizado em 03/12/2020 07:52h

Os deputados federais aprovaram ontem, dia 02, através de sessão virtual, uma medida provisória que destina $ 1,995 bilhões para a compra de tecnologia e a produção de uma vacina contra o coronavírus. O texto segue para o Senado Federal e deve ser votado ainda hoje, dia 03, para não perder a validade.

Foto: Reuters


Se for aprovada, a MP vai permitir a destinação dos recursos para o contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, e o laboratório AstraZeneca, que desenvolve um imunizante em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido. A produção das vacinas deve iniciar ainda neste ano.

A relatora do texto é a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) e segundo ela, do valor total da MP, ainda faltam R$ 400 milhões para serem aplicados. Dessa forma, a matéria precisa ser aprovada pelo Congresso para assegurar o repasse final de recursos.  

“Essa vacina é realmente algo que traz esperança à população, algo esperado há muito tempo, não só pelo Brasil e pelos brasileiros, mas por todo o mundo. Hoje posso dizer que estamos votando uma medida provisória que traz a esperança de que possamos voltar a nos abraçar, a ter uma convivência e, principalmente, de que possamos salvar vidas no nosso país”, afirma Marina.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo