Após demissão de Rafael Jaques, Sergipe anuncia Leandro Sena como novo treinador

Comandante foi campeão da Série D pelo América de Natal no ano passado


compartilhe

O início da Série D do Campeonato Brasileiro está sendo conturbado para o Sergipe. Depois das duas derrotas nas duas primeiras rodadas da competição, o treinador Rafael Jaques não resistiu e acabou desligado do cargo. Duas horas após o anúncio da demissão, a diretoria já informou o novo comandante: Leandro Sena.

Natural de São João da Barra, no Rio de Janeiro, o último clube que ele comandou foi o América-RN, onde foi campeão da Série D em 2022. Outro ponto alto da sua carreira foi comandando o maior rival do Sergipe, o Confiança, em 2017, época em que ele conquistou o Campeonato Sergipano.

A jornada de Jaques

O técnico gaúcho se despede do Mundão do Siqueira Campos um ano após sua chegada. Ele foi contratado na Série D do ano passado com o propósito de por o time nos eixos, já que antes da sua contratação, o Vermelhinho ainda não havia ganho no Brasileiro. O time evoluiu, conseguiu algumas vitórias, mas não foi o suficiente para chegar ao mata-mata.

Diante da evolução, a diretoria optou pela sua permanência. No início de 2023, a decisão parecia acertada. O Sergipe ficou a um detalhe de eliminar o Botafogo na Copa do Brasil, chegou até as quartas de final da Copa do Nordeste e foi o segundo melhor time da primeira fase do Campeonato Sergipano.

Entretanto, em meio a estes momentos de bom futebol, a oscilação e a falta de efetividade nos momentos decisivos foram sendo cruciais para a imagem de Jaques ficar manchada. Para piorar, o clube ainda foi eliminado nas semifinais do estadual, aumentando ainda mais a pressão da torcida pela demissão do treinador.

Mesmo assim, a opção do departamento de futebol alvirrubro foi pela permanência dele, mas não foi sustentada por muito tempo. Com um elenco parcialmente reformulado, o Sergipe perdeu para Bahia de Feira e Jacuipense nas duas primeiras rodadas da Série D, resultados que custaram o cargo do comandante.

A missão de Sena

Leandro chega com a missão de recuperar a moral do Mais Querido na temporada. Após o início de ano promissor, o clima no João Hora definitivamente não é dos melhores. 

A torcida segue na bronca pelos maus resultados e o desempenho ruim, além da insatisfação pela dispensa de nomes como Ronan e Penalva, destaques do plantel enquanto por cá estiveram. O prejuízo, é claro, ainda pode ser revertido.

O Gipão ainda tem 12 jogos pela frente nesta Série D, tempo suficiente para Sena arrumar a casa e colocar o clube onde a Nação Colorada espera: na briga pelo acesso à Série C. Experiência e competência ele já mostrou que tem.

Para provar que a teoria se alia com a prática, o primeiro desafio dele será no próximo sábado (20), na Arena Batistão, diante do Falcon, a partir das 16h, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto: Canindé Ferreira/América FC

Assista ao vivo pelo ITTV

Transmissão oficial do Sergipão 2026

Assistir agora
Portal
Portal ITnet
© Copyright 2001-2026 Grupo ITnet